Presidente do Siemaco-Rio recebe homenagem por luta contra a discriminação

O presidente Gilberto Alencar, há dois meses à frente do Sindicato, teve reconhecida a sua luta contra a discriminação de todas as formas, em especial o racismo. Prova disso foi a homenagem que ele recebeu no último dia 26 de junho, na sede do Cedinepir (Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial), situado na Praça Cristiano Otávio, Central do Brasil.

A premiação, intitulada “13 de Tantos Maios”, teve como objetivo enaltecer personalidades negras engajadas na luta contra o racismo. Para Gilberto, melhor reconhecimento não há.

“Só quem já sofreu ou vive numa família que já enfrentou discriminação de todas as formas sabe avaliar o sentimento de ser apartado, olhado de forma diferente e com menosprezo. Não foi por acaso que o título da minha monografia na graduação foi “Onde a Educação Contribui para a Exclusão do Negro no Mercado de Trabalho”, salientou Gilberto Alencar.

A premiação 13 de Tantos Maios também contemplou o momento da inauguração da Sala 701, onde será a sede da Câmara Técnica Permanente de Promoção da Igualdade de Oportunidade e Combate à Discriminação na Justiça.