Tecnologias e empregos: sindicatos precisam estar preparados para proteger os trabalhadores
Do dia 22 ao dia 26 deste mês, diretores do Siemaco-Rio participaram de dois eventos importantes que debateram o futuro da economia brasileira, dos avanços tecnológicos e do trabalhador nesse contexto.
De 22 a 24 de agosto, em Foz do Iguaçu, Paraná, o presidente do Sindicato, Gilberto Cesar de Alencar, e o tesoureiro Luciano David participaram do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Comerciários, onde foi debatido o futuro do trabalho formal (com carteira assinada) diante da invasão de empresas estrangeiras, multinacionais, no segmento.
Sindicalistas, grandes empresários (como Luíza Trajano, dona da Magazine Luiza), e autoridades da região, como o prefeito de Foz do Iguaçu e o Vice-governador do Paraná, discutiram quais soluções poderiam ser tomadas para proteger o trabalhador nacional diante da invasão de tantas empresas estrangeiras dominando setores cuja hegemonia deveria estar nas mãos de empresas nacionais.
O chamado “E-commerce” (ou comércio eletrônico – que é a transação comercial online, por meio de plataforma virtual) tem se tornado uma das grandes alternativas do milênio para compras sem sair de casa. No entanto, tem sido uma das ameaças ao emprego de muitos trabalhadores.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL NO RIO
Já no último dia 26/8, vários diretores do nosso Sindicato estiveram presentes no Seminário Internacional sobre Desenvolvimento e Mundo do Trabalho. Entre os assuntos debatidos no evento, esteve o desafio para as políticas públicas e para as negociações coletivas, além de debates sobre o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. O evento foi realizado no Teatro do BNDES, na Avenida República do Chile, Centro do Rio.
Entre os participantes do evento, estiveram economistas de diversos países da Europa e Estados Unidos, além do Brasil. A apresentação do evento ficou sob a responsabilidade de Paula Montagner, Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho. Também foram palestrantes convidados representantes do DIEESE e da Unicamp, e o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, entre outros representantes de diversas Centrais Sindicais.
Do Siemaco-Rio estiveram presentes o presidente Gilberto Cesar de Alencar, o tesoureiro Luciano David e os diretores Antonio Nascimento, Celina Gonçalves, Victor Yuri, Eduardo Simplício e Paulo Ernani, entre outros.
“Essa sequência de eventos internacionais, com temas que abordam o emprego e os desafios para o trabalhador, demonstra que não só os sindicalistas estão preocupados com a questão do emprego, da sustentabilidade do trabalhador e suas fontes de renda. É de suma importância essa discussão sobre formas de manutenção dos empregos diante do avanço das tecnologias que, muitas vezes, estão substituindo a mão de obra humana. É preciso que tenhamos adaptação e proteção do ser humano não só no Brasil, mas no mundo”, analisou o presidente Gilberto Alencar.