O Siemaco-Rio e o sindicato dos empresários (Seac-RJ) voltam a se reunir nesta 4ª feira, 3 de abril, para nova rodada de negociações para a Convenção Coletiva deste ano dos trabalhadores nas empresas privadas de Asseio e Conservação na cidade do Rio de Janeiro.
Na primeira reunião, em 25/3, o sindicato patronal apresentou uma contraproposta à nossa pauta de reivindicações (veja reprodução abaixo) que a Diretoria do nosso Sindicato de pronto rejeitou por considerá-la insuficiente.
– Esperamos o envio dessa contraproposta por escrito para podermos divulgar à categoria com mais segurança. Apesar de ser uma proposta acima da inflação dos últimos 12 meses, ainda não atende às necessidades da categoria – explica o presidente do Sindicato, Gilberto Alencar.
Nessa contraproposta, os patrões ofereceram 4,48% de reajuste salarial (a inflação oficial do período foi de 3,86%), aumento do tíquete refeição para R$ 23 e manutenção das demais cláusulas e benefícios da Convenção Coletiva, como o Benefício Social Familiar, entre outras.
Já na mesa de negociação nosso Sindicato recusou esses índices de reajuste nos salários e no tíquete. Na reunião desta 4ª feira insistiremos num reajuste melhor. Manteremos a categoria informada e, em breve, uma assembleia deve analisar o estágio em que a negociação chegou e definir a posição dos trabalhadores.