Aumento de 6,01% no Piso Salarial da categoria e de 7,14% no tíquete alimentação foram as principais conquistas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano para os trabalhadores nas empresas particulares de asseio e conservação. Estes índices superam a inflação do período, que ficou em 4,65%.
Além dessas conquistas, a CCT inclui ainda benefício social familiar e planos de saúde e odontológico a preços bem acessíveis para os trabalhadores.
– Através de uma negociação firme e bem argumentada, nosso Sindicato tem conseguido sensibilizar o sindicato patronal. Nosso desafio é organizar e mobilizar a categoria cada vez mais, em busca do fortalecimento do Sindicato e melhores conquistas a cada ano – comentou o presidente do Siemaco-Rio, companheiro Gilberto Alencar.
Adicional de Insalubridade sobre o Piso da categoria: uma conquista do Sindicato
Os trabalhadores das empresas particulares de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro que trabalham em atividades insalubres têm direito ao Adicional de Insalubridade. Em nossa categoria, no entanto, o percentual desse Adicional é calculado sobre nosso Piso Salarial, ou seja, R$ 1.516,00.
Essa é uma boa conquista do nosso Sindicato ao longo de anos de muita luta. Em todo o país, os trabalhadores do Asseio, que recebem o Adicional de Insalubridade, têm esse benefício calculado como um percentual do salário mínimo nacional, ou seja, sobre apenas R$ 1.320,00.
A lei estipula o salário mínimo como referência, mas para nós a conquista é maior!