O evento Novembro Azul, promovido pelo Siemaco-Rio em parceria com a Facop, teve presença significativa na palestra realizada pelo médico urologista Arnaldo Kacelnik na manhã da última 4ª feira, dia 22/11. Dezenas de trabalhadores, representantes do Sindicato patronal, diretores do nosso Sindicato e da Facop (fundação de capacitação profissional na área de limpeza) compareceram em massa numa das salas da sede da Fundação, na Avenida Rio Branco, 124, 18° andar.
– Nosso Sindicato mais uma vez firme na campanha de prevenção ao câncer de próstata. Nossa luta é pela vida, pela boa saúde de todos os trabalhadores – ressaltou o companheiro Gilberto Alencar, presidente do Siemaco-Rio.
O médico especialista em câncer de próstata iniciou a palestra com a seguinte frase, que chamou muita atenção dos presentes: “o que mais me preocupa nos meus pacientes é o que eles não sentem, pois o câncer de próstata é assintomático em fase inicial”. Com essa premissa, doutor Arnaldo iniciou a palestra explicando que, muitas vezes, o paciente está com câncer e não sente nada. E outras vezes, o paciente urina pouco, tem sangue na urina, secreção, pouco jato e não apresenta a doença. Segundo o urologista, só os exames vão detectar a doença.
O médico também reforçou sobre a importância dos exames periódicos a partir dos 45 anos. Segundo ele, este tipo de doença é o que mais mata homens no mundo e o preconceito estigmatizado em relação ao toque retal reforça os riscos de um diagnóstico tardio.
“Temos que parar com essa ideia ultrapassada de que o toque faz com que sejamos menos homens. Tem paciente que prefere fazer o PSA (aferição de disfunção da próstata pelo exame de sangue). Mas eu sempre aviso que o toque retal é muito mais eficaz porque o PSA pode apresentar um falso negativo para câncer”, assegurou o médico.
Ao final da palestra, que durou quase duas horas, todos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e o médico prestou todos os esclarecimentos solicitados. Os presentes ao evento também participaram de sorteio de brindes e, em seguida, de um saboroso lanche preparado pelas equipes do Siemaco-Rio e da Facop. O grupo musical Chegando de Surpresa esteve no evento e teve sua participação exigida pelos fãs trabalhadores, com o aplauso do presidente da Federação da nossa categoria Manoel Meireles.